sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Antípodas ( - você disse "Holanda?")



























Pensa na tradição. Diz para si mesmo: eu sou alimentado pelos séculos, vivo afogado na historia de outros homens. E sua alma é atravessada pelo sopro primordial. Mas tem a alma perdida: é um inocente que maneja o fogo dos infernos. Abre-se ao fundo de sua meditação um grande lago: a solidão, e em volta passeiam vacas. (...)


Ja nao escreve poemas nem pergunta às pessoas o seu nome. Ele próprio, visto estar destinado à inteira perdição, vai perdendo o nome pelo país adiante. Agora vigia a paz devoradora dos animais, as coisas, a imobilidade. Vou partir - imagina. As cidades ardem, os campos enlouquecem. Um poeta tem de partir, repartir, repartir-se. (...)


Ele olhava o sol verde entre as patas das vacas e supunha poder envenenar-se legando o cadáver à confusão holandesa. E como se alimentaria essa confusão, como seria divertido o pequeno quadro holandês! - Senhor, que lhe aconteceu? Salva-lhe a alma se puderes. Ele era um estrangeiro: envenenou-se. Nada mais sabemos. 


Herberto Helder
(Os Passos em Volta)















Saint Rémy de Provence, na França








2 comentários:

  1. Periscópio... Acredita que só agora que caiu a ficha? E como vai? Início de inverno na Amazônia... Esse negócio de ver árvores deve dar certo por aqui. Tem tantas...

    ResponderExcluir
  2. E eu realmente acho que você devia ouvir isso aqui: "Cantigas para São Benedito" http://bit.ly/pBBsWr (viva o Pará!).

    ResponderExcluir